Um tributo a Poe: O Corvo - Um Gole de Utopia
Doces ou Travessuras

Um tributo a Poe: O Corvo

novembro 17, 2015

 

 E aí delícias, tudo bem? Espero que sim. Duas semanas apenas de aula, e então vou poder dar mais atenção para vocês 😀 Bom, hoje trago um tributo que fiz a O Corvo (The Raven), de Edgar Allan Poe. Criei uma ilustração a qual serviu de base para a capa e também de inspiração para a diagramação, algo simples e com carinho, espero que gostem. Os e-books estão disponíveis para download gratuito e logo também disponibilizarei a arte em alta resolução para quem quiser na minha loja como um freebie 😀

 A pintura foi feita em Canson Aquarelle 300g formato A4 e tinta Aqualine preta.

Pintura - O Corvo - Inspirado em The Raven de Edgar Allan Poe

 

Muito mais do que uma obra de arte, esse conto é também o reflexo da alma do seu autor. Muitas são as obras aclamadas de Poe, mas arrisco dizer que nenhuma passar tanto de si quanto essa, carregada de mistérios e sentimentos provocantes, assim como o que se conhece da vida do próprio autor.

Edgar Allan Poe A obra é um clássico da língua inglesa e até hoje estudado. Possui intrínseco os aspectos da cultura gótica e as sutilezas do terror, a narrativa é envolvente e perturbadora e pende para reflexões diversas, como filosofia, religião etc. É um tanto quanto pesada a leitura na língua original, são várias as interpretações, talvez isso torne a história ainda mais rica. Corvo teve diversas traduções, e eu escolhi a de Fernando Pessoa para compor esse pequeno tributo a Poe. Dentre as existentes pode-se encontrar também de Machado de Assis (83), Milton Amado (43), Alexei Bueno (80) e outros autores que se arriscaram a interpretar e traduzir as palavras dessa história.

Para quem não conhece, o conto narra a história de um personagem que se lamenta pela perda de sua dama amada, Leonora. A narrativa se desenrola entre argumentos dele para com uma figura inusitada, o Corvo, uma ave que apresenta-se ao cenário com a resposta atormentadora que marca o conto: “Nunca mais” (nevermore).

Aconselho a leitura da versão original e também das traduções, tu poderás ver como são as diversas interpretações dos autores, o que torna o conto ainda mais interessante. Não sou nenhum apaixonado por Poe, mas gosto de algumas obras em particular. Se tu queres saber ainda mais sobre O Corvo, vou deixar o link de um site que costumo seguir e possui um conteúdo bem interessante, principalmente um post sobre esse conto: Cooltural Blog.

As capas compostas com a arte anterior foi diagramada com Photoshop e Illustrator do pacote Adobe, a fonte utilizada foi DK FYF e a assinatura vetorizada do Poe.

Ebooks Edgar Allan Poe

 

O e-book foi diagramado com InDesign do pacote Adobe e possui ilustrações e pingos de tintas em meio as páginas, finalizando com a ilustração principal e integral do corvo junto ao último verso. As fontes utilizadas foram DK FYF e Minion Pro Regular.

Página - The Raven - Ebook

 

E aí, o que acharam? Espero que tenham gostado. Para baixar as edições em Inglês e Português (formato EPUB e PDF) acesse o link: O Corvo | The Raven

 

É isso aí galera, aproveitem e até mais! Qualquer coisa, sabem onde me encontrar <3

 

4 Comments

  • Reply Edu H. de Almeida novembro 20, 2015 at 8:19 pm

    Agora que os comentários tão habilitados posso comentar ahsuhas Não sou super fascinado por ele, mas os contos que já li (a queda da casa dos Usher, assassinatos na rua Morgue e o gato preto) foram extremamente bons, principalmente o último. Poe é brilhante. Já baixei o epub e essa sua arte ficou lindíssima! 😀

    • Reply Albuquerque novembro 23, 2015 at 12:40 pm

      Hey Edu! Agr que estão habilitados lol rs Desculpa cara, esqueço que tem que habilitar manualmente, agora vai!

      Então, são bons mesmo, não sou tão fã também, mas há peculiaridades que me fascinam, sabe. E meu, fico muuuuuuuuuito feliz mesmo que tu tenhas gostado *.* É para ti e para todos!

  • Reply Ana novembro 21, 2015 at 6:00 pm

    Oláá, hey, que saudades daqui. Ahh, Poe <3 Um dos meus escritores favoritos, for sure. O Corvo é brilhante e sua arte ficou maravilhosa, como sempre :3

    acid baby ♦

    • Reply Albuquerque novembro 23, 2015 at 12:42 pm

      Olá Ana, querida 😀 Sdds de ti por aqui! Ele é foda, fico feliz que tenha gostado, mesmo, mesmo <3 Aproveite.

    Leave a Reply

    Translate »